domingo, 20 de março de 2011

Efêmera


Sabe... por vezes perco a fé na música brasileira... Desculpem os que gostam, mas no meio dos novos sucessos teens, calças coloridas, bundas de fora, palavrões e falta de afinação, fica difícil manter a esperança! O que me consola é que volta e meia ouço coisas novas que me fazem ver um sinal de luz no túnel!
ADORO conhecer boa gente nova na MPB. Poucas coisas são tão prazerosas pra mim quanto encontrar alguém novo fazendo boa MPB. Aliás, já tem até nome pra essa nova geração, né?! "Nova MPB", termo pra lá de consolidado já! Ainda bem!!!


Tulipa Ruiz foi a surpresa da vez! E que boa surpresa!!!
Mineira morando em São Paulo (Sempre gostei da mistura café com leite!), cantora, compositora e desenhista. Anda circulando por aí acompanhada de nomes como Ná Ozzetti, Zélia Duncan e claro, gente da NOVA MPB como Mariana Aydar e Tiê (que participam de seu disco)... influenciada por nomes como Gal Costa, Joyce, Joni Mitchell e Baby Consuelo, o que aliás, a gente consegue notar quando ouve!


Vou ficar mais um pouquinho,
Para ver se acontece alguma coisa
nessa tarde de domingo.


EFÊMERO: Aquilo que dura pouco.
EFÊMERA: O disco de estréia da Tulipa. O nome da canção de hoje!
E nessa tarde ensolarada de domingo vejo o túnel se iluminar!

Hoje é o tempo preu ficar devagarinho
com as coisas que eu gosto e
que eu sei que são efêmeras
e que passam perecíveis
e acabam, se despedem,
mas eu nunca me esqueço.

Ser do passado não é atestado pra uma música ser boa, isso é bem verdade! Sempre tiveram coisas boas e ruins... muitas vezes as novas coisas ruins me parecem ainda mais ruins... mas enquanto tiver alguém fazendo coisas boas vai continuar valendo a pena! Vai da gente mesmo fazer a seleção e torcer pra que os bons continuem fazendo parte da história! Que não sejam efêmeros, ou que pelo menos sempre haja a luz!


Vou ficar mais um pouquinho
Para ver se eu aprendo alguma coisa
nessa parte do caminho.


Sempre gostei de coisas com nome de flor. Gosto do nome da Tulipa, mas gosto da Tulipa pelo talento!
Um talento que não é só na música. É também desenhista (Ateliê da Tulipa), fez o layout de seu disco de estréia: Efêmera (2010), que também conta com tulipas desenhadas por amigos.




Martelo o tempo preu ficar mais pianinho
com as coisas que eu gosto e
que nunca são efêmeras
e que estão despetaladas, acabadas
Sempre pedem um tipo de recomeço.

E q não seja efêmero o bom gosto, o talento, a MPB e a música... nova ou antiga!!!

5 comentários:

Angélica Vargas disse...

Você acredita que sempre que ouço essa música penso...."acho que a Lusi vai gostar desta!!!!"
Ela quase não teca aqui em Sampa, ouvi na rádio eldorado, foi apresentada pela grande Patrícia Palumbo, só podia, né?!
Adorei a Tulipa, também pelo nome e pelo talento...

Estava com saudade dos seus posts!!! Adorooooooo essa coisa de comentários no meio da música, só você sabe fazer isso Guria!!!

Por isso....vou ficar mais um pouquinho....

Besos y cariños mios...

pau_argentina disse...

Que levada boa, Martinez!!! Que gostosura de música!!

Sem dúvidas uma voz, arranjos e uma levada que fazem a diferença na multidão.

Não conhecia -é claro!- e gostei muito mesmo!

Obrigada por mais essa!

Beijos meninas!

Unknown disse...

Oi Lusi,é a primeira vez que passo por aqui,a primeira de muitas se me permiti...Adorei o seu post,adoro também novos talentos da MPB,estou sempre antenada nas coisas boas que estão chegando.Vc já ouviu á Monique Kessous,Roberta Campos??São ótimas,enfim...Mas eu adorei a Tulipa.Bjs,Suzana

Anônimo disse...

Gostaria de acessar a midi de Silvia Machete{Smile},tema internacional da novela ''Tempos Modernos''

Anônimo disse...

Gostaria de ouvir a Silvia Machete interpretando Smile,tema internacional da novela ''Tempos Modernos''