segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Índios

Arte pela arte.
Estudava isso lá nos remotos tempos de escola, "umas das características do Parnasianismo"... era isso e apenas isso que diziam. Foi nos bailes da vida que fui entender melhor... a arte se valendo apenas da estética, sem precisar de qualquer contexto político, filosófico, pedagógico, moral, enfim, qualquer fator agregador. O post de hoje é isso, um desejo simples de "arte pela arte".


Ouvi o novo disco da Leila Pinheiro, chamado "Meu Segredo Mais Sincero" só com músicas de do Renato Russo e Legião Urbana. Sabe quando dá vontade de sentar e só ouvir? Só curtir? Com esse disco foi assim, apaguei a luz e a mente e ouvi... não precisa nem ler o que eu escrever... mas por favor, ouça com atenção e tudo já terá sido dito.

Mas se quiser, acompanhe:

Quem me dera ao menos uma vez
Ter de volta todo o ouro que entreguei a quem
Conseguiu me convencer
Que era prova de amizade
Se alguém levasse embora
Até o que eu não tinha.

Quem me dera ao menos uma vez
Esquecer que acreditei
Que era por brincadeira
Que se cortava sempre
Um pano-de-chão
De linho nobre e pura seda.

Quem me dera ao menos uma vez
Explicar o que ninguém
Consegue entender
Que o que aconteceu
Ainda está por vir
E o futuro não é mais
Como era antigamente.

Quem me dera ao menos uma vez
Provar que quem tem mais
Do que precisa ter
Quase sempre se convence
Que não tem o bastante

Fala demais
Por não ter nada a dizer.

Quem me dera ao menos uma vez
Que o mais simples fosse visto

Como o mais importante
Mas nos deram espelhos
E vimos um mundo doente.

Quem me dera ao menos uma vez
Entender como um só Deus
Ao mesmo tempo é três
Esse mesmo Deus
Foi morto por vocês
Sua maldade, então
Deixaram Deus tão triste.

Eu quis o perigo
E até sangrei sozinho
Entenda!
Assim pude trazer
Você de volta pra mim
Quando descobri
Que é sempre só você
Que me entende
Do início ao fim.

É neste momento que eu me curvei à genialidade do óbvio! O vocalize como uma canção indígena que aparece a partir desse momento, me emocionou, me deixou vidrada... o que era óbvio pra uma música com o nome que tem, se tornou genial!

E é só você que tem
A cura do meu vício
De insistir nessa saudade
Que eu sinto
De tudo que eu ainda não vi.

Quem me dera ao menos uma vez
Acreditar por um instante
Em tudo que existe
E acreditar
Que o mundo é perfeito
Que todas as pessoas
São felizes...

Quem me dera ao menos uma vez
Fazer com que o mundo, saiba que seu nome
Está em tudo e mesmo assim
Ninguém lhe diz ao menos, obrigado.

Quem me dera ao menos uma vez
Como a mais bela tribo, dos mais belos índios
Não ser atacado por ser inocente.

Eu quis o perigo
E até sangrei sozinho
Entenda!
Assim pude trazer
Você de volta pra mim
Quando descobri
Que é sempre só você
Que me entende
Do início ao fim.

E é só você que tem
A cura pro meu vício
De insistir nessa saudade
Que eu sinto
De tudo que eu ainda não vi.

Nos deram espelhos
E vimos um mundo doente
Tentei chorar e não consegui.

Nada mais pode ser dito. Minha reverência ao talento de Leila Pinheiro e Renato Russo...

4 comentários:

Angélica Vargas disse...

Lusi, que lindo.....
Realmente emocionante...
Vou procurar esse CD que deve ser maravilhoso.
Adoro a Leila Pinheiro, sua voz, sua entrega.
Bom falar o que de Renato Russo?!!
Para mim, um dos maiores letristas dos anos 80/90!
Suas letras serão originais sempre!
Salve Renato Russo e Legião Urbana!

Lusiane disse...

Angélica, querida!
Adorei a visita!!! Adorei ainda mais porque descobri teu blog que não conhecia!!! Só não consegui fazer uma postagem lá... mais tarde tento de novo!

Salve a Música Popular Brasileira!

Mirela das Neves disse...

Eu como Legionária sou suspeita para falar.
Agora dentro do contexto: A Arte pela Arte. Tem uma canção do Lenine que eu acho FANTÁSTICA e GENIAL.
Segue o link:
http://www.youtube.com/watch?v=lR99lQ-1mw0


Adorei conhecer essa vitrola, voltarei mais vezes para saber o que anda tocando por aqui.

Beijos

=]

Fefeu disse...

Lusi, você escreve absurdamente bem! É impressionante como você consegue se encontrar com a música!
A letra é linda mesmo e eu não conhecia essa versão da Leila Pinheiro. Maravilhosa!
Beijos e parabéns pelo Blog.