terça-feira, 27 de julho de 2010

Na Primeira Manhã

Muito, muito difícil colocar em palavras o que eu mal consigo entender. Se vocês soubessem as vezes que eu venho aqui pra tentar cumprir minha promessa de falar sobre os DVD`s Cantos & Contos da Zizi Possi. Mas a verdade é que a cada dia que passa, vai ficando ainda mais difícil de cumprir!!! E já que o blog é alimentado por mim, vocês (meus ávidos e insaciáveis leitores assíduos e esporádicos) vão ter que aceitar que sim, vou tentar fazer o que prometi... mas no tempo em que as palavras forem surgindo.

É engraçado como a gente é tão apegado às nossas verdades, mas cedo ou tarde acaba se contradizendo, não é? Eu, como boa sagitariana... sou a contradição em pessoa! E esse blog prova um pouco isso.
Acredito, e acredito mesmo, que as músicas tem o significado que cada um atribui a elas, como elas se encaixam na vida de cada um, e por isso, de nada importa a terapia que eu faço aqui. Pouco ou nada deve interessar, até porque enquanto você está lendo as minhas baboseiras, deve estar pensando nas suas, não é mesmo?
E ainda assim, com tudo isso, eu ainda passo meus dias a procurar o que quem escreveu e quem cantou a música sentiu... olhem só que suruba isso vira: compositor, cantor, você e eu (com todo o respeito, é claro!)... será que alguém chega em um acordo nessa história?

Bem, passados os devaneios introdutório, é hora de falar da música...


Na primeira manhã que te perdi
Acordei mais cansado que sozinho
Como um conde falando aos passarinhos
Como um bumba-meu-boi sem capitão
E gemi como geme o arvoredo
Como a brisa descendo das colinas
Como quem perde o prumo e desatina
Como um boi no meio da multidão


As vezes a vida fica estranha, não acha? Tempos que a gente se perde tanto nos sentimentos, ou as coisas saem tão fora do esperado que a gente só consegue parar e olhar. Dias em que a gente fica como fala a música do Caetano Veloso: "nem alegre, nem triste, nem poeta..." (O Ciúme - um dia ela aparece por aqui, é ótima!)... provavelmente, todos aqui já se viram assim pelo menos uma vez na vida!

Vejo isso e um pouco mais na música de hoje. "Na Primeira Manhã" dos já falados C&C da Zizi acompanhada do Alceu Valença, no primeiro dos dez encontros destes DVD's. O mundo tá com as rotações tão rápidas hoje em dia que não dá muito tempo pra parar e sentir qualquer coisa por muito tempo... "Na segunda manhã que te perdi era tarde demais pra ser sozinho"... porque logo atrás vem outro sentimento pra atropelar e se não estivermos atentos: ZUPT!! 


Ou a vida nos engole, ou nos pega de surpresa... e se não estivermos preparados a coisa sai do controle... (vamos fingir que temos o controle, tá bom? Pra não desesperar totalmente...)


Mas o que eu acho mais interessante nessa música é como o Alceu descreve situações (que de nada têm a ver com a situação da música - a perda de alguém/algo que ama) pra tentar mostrar como se sente... Sem um norteador "como um bumba-meu-boi sem capitão", louco "como quem perde o prumo e desatina", perdido e sem saber o que fazer "como um boi no meio da multidão", desesperado "como um gato gemendo no porão"... Enfim, tão difícil a perda que só as simples palavras não deveriam ser suficientes, talvez essas imagens fossem resolver o problema de comunicação. Um desses recursos de linguagem que nossos compositores sabem usar tão bem, o mesmo recurso que Chico Buarque usa em Pedaço de Mim... como disse Oswaldo Montenegro em um improviso no meio de Samba da Bênção: "a bênção a todos esses que botaram nas letras brasileiras o que a gente sentiu e nunca conseguiu dizer"!

Na segunda manhã que te perdi
Era tarde demais pra ser sozinho
Cruzei ruas, estradas e caminhos
Como um carro correndo em contramão
Pelo canto da boca num sussurro
Fiz um canto demente, absurdo
O lamento noturno dos viúvos
Como um gato gemendo no porão
Solidão.

Quando Zizi Possi e Alceu Valença se encontram o que pode acontecer? Dos dez encontros que os DVD`s Cantos & Contos nos presentearam, esse é na minha opinião, um dos melhores (que ousadia!!!)! E tem nessa música a representação maior desse encontro... intenso e forte... Zizi e Alceu!

Não posso mais tentar explicar o que acontece quando Zizi canta... meu ouvido encontra na voz dela, o par perfeito!

Mas me conta, quais as baboseiras que tu pensava enquanto lia as minhas???

4 comentários:

pau_argentina disse...

Ufa...
você foi e voltou tanto na mesma postagem que deixa eu ver se consigo organizar as minhas baboseiras.

Na minha opinião, ousadia...ou opinião ousada?? não vou falar que esse foi um dos melhores duetos dos DVDs, mas com certeza foi o que mais me impressionou. Não conhecia Alceu, e me apaixonei pela suruba que ele oferece (letra, música, voz e calidez). E acompanhado pela intensidade da Zizi, então..

Acho que música tem dois tipos de histórias: uma única, que é a que o compositor conta na hora de compor e outras infinitas que cada um escreve com a própria história, ouvidos e coração.
É isso que, no meu entender, faz a música tão rica assim: compositor propoe e a gente dispoe! rs

Para mim, essa é uma das músicas que já encontrou a versão definitiva. É linda de doer mesmo.

Pra quem não viu: http://www.youtube.com/watch?v=NBTWKTtS3sU

Martinez, valeu!!
Vou dormir com essa!

Besosmilnena!

Lusiane disse...

Gostei Salem!
"compositor propoe e a gente dispoe!" ahahahah Obrigada por me salvar da minha eterna contradição!

Não acho o melhor (jamais direi qual é) mas acho um dos melhores... se bem que na verdade, é dificil de dizer que é a melhor do dueto! ô DVD's bons esses, viu?? (plim plim)

Esse não foi um bom post... mas foi o que saiu, quem sabe um dia faz mais sentido! hahahahah

Obrigada flor por passar por aqui! É importante e incentiva!

Beijosadoro!

Rosany Lobão disse...

Lusi, sinto uma impotência tão imensa diante da voz da Zizi , em especial, que me engasgo ao tentar descrever o que ouço...mas tento...
Torno-me repetitiva: a.m.e.i. o blog...
Tô sempre por aqui...

Mariana Picanço disse...

Essa música é sensacional em TODOS os aspectos. Alceu é divino: genial, irreverente, sensível, simples, direto, melancólico... A combinação com Zizi é explosiva, deliciosa, encantadora, viciante. Essa música é, sem dúvidas, uma das mais bonitas, e a versão cantada pelos 2 é perfeita. Muito boa a sua análise. Parabéns. Gostei muito.