sábado, 5 de setembro de 2009

O Dono da Terra


Eu queria saber o que é o que é
Que eu vi na TV
Dizia que o mundo não é um brinquedo
E tem um segredo
Que eu não sei dizer

A música de hoje é de uma doçura e inocência que só criança consegue (sim, eu gosto de crianças... se não forem responsabilidade minha, se não estiverem aos berros ou correndo... eu até acho bonitinho!), foi uma das doze finalistas do Festival dos Festivais (Aquele da Tetê Espíndola!) promovido e exibido pela TV Globo em 1985 (aham... 24 anos atrás eu era só "um brilho nos olhos da mamãe"... Obrigada Maillin! ;-) ).

Não é cabra-cega
Não é pique-esconde
Nem amarelinha
Não é um brinqued
E tem um segredo
Que eu quero saber, que eu quero saber

Acontece que na minha rápida (e inesquecível) passagem pelo Rio de Janeiro assisti ao show das Chicas, o "Barulinho" e vi uma coisa que não imaginei ver ao vivo nessa vida... elas cantando O Dono da Terra, a música de hoje... Conheci essa música em um vídeo do Youtube que minha amiga Carol fez e postou, ainda no tempo da brilhantina, digo, do CD "Quem vai comprar nosso Barulho?", o antigo show... paixão à primeira ouvida! Mais do que ver um show das meninas eu queria ver essa música ao vivo... CONSEGUI!!!

Mãe me explica direitinho
O que gente grande entende muito bem
Como pode uma bomba explodir dentro de um trem?

Mas bem, porque eu gosto tanto dela? Porque eu cresci, mas continuo não entendendo gente grande... continuo não entendendo as atitudes das pessoas... alguém aí sabe explicar? Pode desenhar se quiser pra facilitar!!!

Pai me explica direitinho
O que gente grande sabe muito bem
Como pode uma criança pobre de marré deci sem ninguém?

Tem tanta coisa errada nesse mundo, porque gente grande faz guerra e não faz arte? Porque gente grande não sorri em vez de fazer chorar? Porque gente grande não brinca? Porque gente grande não aproveita um dia de sol? Porque gente grande maltrata criança? Porque gente grande maltrata gente grande? Porque gente grande só pensa em se dar bem sozinho usando as pessoas como escada? Porque gente grande não une forças pro bem? Porque tem criança sozinha na rua? Porque tem gente passando fome? Porque???

Vê qual é o nome do Dono da Terra
Inventor do céu e do mar
Pega o telefone, liga pra esse homem
Diz que é pra ele... reinventar

Provavelmente só reinventando mesmo... eu tô tentando mas O Dono da Terra não atende ligações a cobrar...

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Dom Quixote

Pra quem não lembra... pra quem não passava por aqui... a quem interessar possa ou pra quem essa informação não faz diferença nenhuma... antes de se chamar “Música na Vitrola”, esse blog chamou “Dom Quixote”... justamente pela música de hoje!
Tanta gente se esconde do sonho com medo de sofrer
Tanta gente se esquece que é preciso viver
Combater moinhos, caminhar entre o medo e o prazer
Somos todos na vida, qualquer um de nós
Vilões e heróis
Não é? Depois disso eu não precisaria dizer mais nada!!! Mas como já disse o poeta... O óbvio precisa ser dito pra se tornar óbvio! Quantas vezes a gente não fica nessa de “ninguém me ajuda”, “eu sou um pobre coitado”, “ai como eu sou infeliz”... tu acha mesmo que a felicidade vai bater na tua porta com um lindo laço vermelho e um bilhete de “use-me e abuse-me”??? Não vai... infelizmente não vai! Bem que podia, eu sei... quem sabe como recompensa por viver nesse mundo-cão, mas não vai meu amigo... a coisa só vai acontecer se tu parar com a choradeira e correr atrás dos teus sonhos... daquilo que te faz feliz! Não ficar ali.. remoendo, remoendo, remoendo... ai que cansativo!!! Sem falar nas olheiras...
Além do mais, os moinhos, o medo e o sofrimento são essenciais... são eles que tornam a felicidade assim tão boa... porque não tê-la todo dia é o que a torna tão boa e especial, tão mágica!!! O negócio é correr atrás dos sonhos, “é preciso viver”, “combater moinhos, caminhar entre o medo e o prazer”... porque, meu caro, os moinhos estão em maior número!!!
_______________________________
Mas sobre a música... só pra não ficar tão pedante e quebrar o (merecido) monopólio da Zizi por aqui... Dom Quixote nessa versão com a tão odiada e amada (praticamente ao mesmo tempo por mim) Maria Rita. A música originalmente gravada no disco Ponte das Estrelas do grande pianista Cesar Camargo Mariano só instrumental (um disco, digamos, interessante... com teclados em vez de piano, gerou muita discussão pelo que sei... mas só por essa música já vale a pena!), e a filha não ficou devendo... aqui com letra de Lula Barbosa, gravado pra seu disco demo, que por obra e graça de uma boa alma qualqer caiu na internet (ainda que com uma qualidade um pouco ruim, com o tempo foi restaurada por uma segunda boa alma, e é essa que deixo aqui)... justamente o tipo de coisa que me impede de dar mais informações pra vocês, o que eu sei já foi dito... essa é a única versão com letra que eu conheço!
_______________________________
E pra quem ainda não sabe... "combater moinhos, caminhar entre o medo e o prazer" é a próxima tatuagem da fila, com lugar reservado no meu pé... Além do mais, o livro é ótimo!!! Viva Cervantes! Viva Lula Barbosa! Viva a Família Mariano!