sábado, 14 de fevereiro de 2009

Pra Vida Inteira


Vamos juntar as nossas manhãs
Nossas manhãs, tudo o que a gente tem
Você vai colorir minha vida
E eu vou pintar a sua também



É Carnaval minha gente! \o/ Brasileiro é "treinado" pra ser feliz nessa data... eu pelo menos fui, vocês, não?! Vai, pensa bem... existe alguém que passa por ti nessa época e não pergunta "O que tu vai fazer no carnaval?"? E pensa mais um pouco... tu não dá um jeito de ser feliz nessa data?

Não precisa nem sair pra avenida, vestir o "verde-e-rosa" cantar o samba-enredo até não ter voz, ou sair disfarçado de Capitão Gancho pra encontrar a Mulher Maravilha... serve até um lugar calmo, campo... praia... um livro... uma boa música... AMIGOS... um lugar onde se possa ser feliz, ter a tranqüilidade
(sim, eu ainda uso trema!) antes que a vida real realmente comece (Afinal, o ano só começa depois do carnaval, não?!)... eu vou pro meu buraco ser feliz com o meu carnaval! Te aconselho a descobrir onde vai ser o teu carnaval... antes que a gente se dê conta que já é Natal (que pelo menos pra mim é chato e triste!)... aproveite! Já que temos a "sorte de ter data marcada" pra ser feliz!

A música da vez.. CLARO QUE É DA ZIZI (Vou ter que acabar mudando o nome desse blog... ¬¬')... mas fazer o quê se a mulher sempre tem uma boa trilha pra vida???
Peço que preste atenção na letra de "Pra Vida Inteira" do Fernando Leporace, vejam como é bem costurada! E já que estamos falando (eu sei que sou eu que tá falando e falando.. mas isso é tática pra aproximar o leitor! hahahaha) em ser preparado pra ser feliz, e que a felicidade pode estar nas coisas mais simples (aham... é clichê... mas não te mete, o post é meu!)...

Me pareceu uma "Como Nossos Pais" feliz... presta atenção: "E leva o papagaio e a cadeira de tricô da minha vovó, e vai o pão-de-ló que ela nos preparou pra festejar nosso amor" e depois a costura com "E a nossa macacada vai crescendo e outros macaquinhos virão comer o pão-de- ló que a mesma bisavó fará no mesmo fogão"... Perceberam como isso é bonito e feliz? A música chama pra rua, te puxa pra vida... te puxa pra festejar!!! Festejar as coisas boas, as coisas simples ("Vamos comer, enfim, feijão com arroz plantados bem no nosso jardim"), festejar a vida... PRA VIDA INTEIRA! E treinem seus macaquinhos pra serem felizes... chame TODOS pra mesma folia!!!

Vamos soprar as cinzas, despertar o fogo
Que a gente esqueceu
Deixar a luz entrar e aproveitar o sol
Que ainda não se escondeu
Vamos juntar as nossas crianças
Que vão entrar no mesmo cordão
E cultivar a terra que a nossa galera
Vai virar batalhão


----------------------------------
Ahhhh... os créditos da música, né?! Essa é do álbum "Pra Sempre e Mais um Dia" que a Zizi fez em 1983 (Eu não era nem projeto de gente...), que além dessa maravilha tem composições de Chico e Edu ("O Circo Místico"), Fátima Guedes ("Ar Puro") Lulu Santos e Nelson Motta (O clássico "Como Uma Onda") entre tantas outras que mereceriam estar aqui não fosse minha preguiça de ir lá procurar...

Mas uma coisa realmente vale a pena eu ir buscar... o maravilhoso coro dessa música, saca só os nomes:
Roupa Nova, (Cleberson, Ricardo, Serginho, Nando, Paulinho, Kiko),Eduardo Dusek, Fátima Guedes, Lulu Faráh, Beto Fae, Tia Lea, Beth, Luiz Avellar, Liber Gadelha, Ricardo Cantaluppi, Sérgio Della Mônica, João Augusto, Jorge, Viviane, Nair, Luna Suzana e Zizi Possi.

Que time, hein!? Aliás... deixa eu escalar o resto do time: Luiz Avellar (Yamaha, OBX-a, Arranjo e Regência), Paulo Braga (Bateria), Jamil Joanes (Baixo), Liber Gadelha (Guitarra), Ohana (Percussão), Marçal (Surdo), João Augusto (Prato de Retreta), Paulinho, Bidinho, Márcio Montarroyos (Trumpetes), Zé Carlos (Sax-Tenor), Léo Gandelman (Sax-Barítono), Serginho (Trombone), Celso Woltzenlogel, Paulinho Guimarães (Flautas C).

Eu acho incrível pensar que apesar de tudo, em 1983, era mais fácil uma gravadora se empenhar e investir em juntar um grande time pra fazer um grande disco... hoje em dia, em 2009, com toda essa tecnologia que permite (infelizmente) que o time seja menor, a falta de interesse das gravadoras e patrocinadores pra grandes projetos... A gente até sabe porque isso acontece (falta de procura no mercado, as malditas LIC's que transformaram isso tudo em um comércio capitalista demais e artístico de menos, entre tantos outros motivos...), entender a gente pode até se esforçar... mas mesmo assim é inacreditável, mas bem esse é um outro assunto!

Faça o seu carnaval, e apareça por aqui pra contar onde fica a tua "avenida"!!!